Pós-operatório do transplante capilar: tudo o que você precisa saber

Minimamente invasiva e com resultados permanentes, a cirurgia para reimplante dos folículos capilares pode devolver a autoestima de quem viu os fios caírem. Mas por ser uma cirurgia, é cercada de preocupações. Afinal, o pós-operatório do transplante capilar é dolorido? O paciente precisa ficar de repouso? Como ele deve se comportar?

Se você pensa em passar pela operação, mas tem receio de passar por uma recuperação muito desconfortável, não se preocupe. Neste texto, vamos descobrir como é o pós-operatório do transplante capilar:

Como é o pós-operatório do transplante capilar FUT?

Na técnica Follicular Unit Transplantation (FUT), o cirurgião retira uma faixa de couro cabeludo. Em seguida, ele utiliza um microscópio de alta tecnologia para cortar, separar e classificar os folículos. Esse método, portanto, garante que unidades foliculares sejam posicionadas harmonicamente na região receptora.

Como o cirurgião faz uma incisão no local, após a cirurgia a região será coberta por um curativo oclusivo, ou seja, aquele que isola totalmente a pele operada. 

Além disso, o paciente deverá retornar à clínica para retirar o curativo e lavar a cabeça no dia seguinte à cirurgia. Ele também precisará voltar para retirar os pontos — em geral, 10 dias depois.

Durante os primeiros 15 dias, o paciente também precisa lavar os cabelos todos os dias e evitar atividades físicas vigorosas no mesmo período. É também crucial evitar esfregar o local transplantado e lavar com ducha de pressão forte.

Como é o pós-operatório do transplante capilar FUE?

A técnica Follicular Unit Extraction (FUE) é um tipo de cirurgia em que são extraídas unidades foliculares em diferentes pontos da região doadora. Portanto, não há cicatriz linear, e sim microcicatrizes no formato puntiforme. Ela deixa pequenas feridas tanto na área doadora quanto na receptora, que vão caindo entre 10 a 12 dias após o procedimento. 

Além do formato das cicatrizes, outra diferença da técnica FUE é que ela não necessita de curativo oclusivo.

Cuidados gerais no pós-operatório

O paciente deve borrifar soro fisiológico 0.9% a cada hora por 3 dias seguidos na área transplantada. Além disso, o médico receitará analgésico e anti-inflamatório para aliviar eventuais dores ou desconfortos nas 48 horas seguintes à cirurgia. Mas para evitar coceiras, também receitará um anti-histamínico. 

Para evitar edemas, o paciente deve colocar compressas frias na região das sobrancelhas por 24 horas e dormir com elevação de 45 graus nos 5 dias seguintes à cirurgia. 

Mas se o inchaço ocorrer mesmo assim, ele deve manter as compressas e a elevação durante o sono até que o problema desapareça.

Mais algumas dicas:

  • utilize um travesseiro macio e um rolete (toalha macia enrolada) sob a nuca para evitar o apoio direto sobre os pontos;
  • evite abaixar a cabeça ou fazer qualquer esforço poucos dias depois da cirurgia;
  • separe uma toalha de banho somente para secar a cabeça. De forma alguma seque com a mesma toalha do corpo;
  • Piscina, mar, musculação, lutas e esportes radicais somente depois de 2 meses após o procedimento;
  • caso tenha animais, lave as mãos e passe álcool 70 com frequência;
  • lave bem as mãos antes de tocar nos novos fios;
  • troque a fronha do travesseiro todos os dias.

Viu como o pós-operatório do transplante capilar é tranquilo? Então, se você quer fazer a sua cirurgia, entre em contato com a Favano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *