O que é alopecia?

Aqui no blog sempre falamos bastante sobre a calvície, um problema que acarreta a queda ou sumiço dos fios. Mas o que é alopecia? Como ela afeta o organismo? Existe mais de um tipo?

Se você tem dúvidas sobre o assunto, não se preocupe. Neste post, vamos esclarecer o que é alopecia, como ela age no corpo e quais são suas variações. Confira:

O que é alopecia?

É uma condição biológica ou física que faz com que os cabelos caiam e, temporariamente ou definitivamente, os bulbos parem de produzir fios. Ela pode afetar apenas o couro cabeludo ou outras partes do corpo.

Quais são os tipos de alopecia?

Existem diferentes tipos de alopecia. Conheça as mais comuns:

Androgenética

O tipo mais comum é a alopecia androgenética, condição que afeta mais aos homens por estar associada à testosterona. Como as mulheres produzem este hormônio em uma quantidade bem menor, não são tão afetadas quanto os homens. Porém, as causas para o padrão feminino ainda são apenas suspeitas, ou seja, não há uma certeza sobre o real motivo. Além disso, os outros tipos independem do sexo. 

A alopecia androgenética é, como o nome diz, genética, portanto não há o que fazer para prevenir. No entanto, alguns exames genéticos podem identificar os pacientes com maior risco de desenvolver a doença. Há também fatores que podem piorar o problema, como, a menopausa e o uso de suplementação de hormônios masculinos. O importante é saber que não há como evitar totalmente o desenvolvimento da alopecia sem o tratamento adequado.

Areata

Também chamada de pelada, a alopecia areata é uma condição em que os fios caem em determinadas partes do couro cabeludo e de outras partes do corpo, mas com uma característica incomum: a queda ocorre em tufos, deixando buracos redondos ou ovais na pele. A queda pode ser parcial, atingir todo o couro cabeludo (alopecia total) ou todo o corpo (universal). Os cabelos voltam a crescer em questão de meses, mas quando a queda é muito ampla, a probabilidade é muito menor.

Pode ocorrer em ambos os sexos e em qualquer idade, mas é mais frequente em crianças e jovens com até 20 anos. O problema pode estar associado a doença de natureza imunológica, como tireoidites, diabetes, alergias e lúpus.

Cicatricial

É causada principalmente por fatores externos, que causam cicatrizes no couro cabeludo e impedem o nascimento de fios. Pentes quentes, relaxantes químico, extensões de cabelo, queimaduras químicas e físicas e quimioterapia são alguns dos fatores de risco, mas a alopecia cicatricial também pode ser causada por doenças como tuberculose e leishmaniose.

De tração ou mecânica

É  a causada quando os fios são puxados constantemente e por muitas horas — por exemplo, quando o indivíduo faz coques, rabos de cavalo e outros penteados usando força. Também ocorre com procedimentos, como alisamentos e alongamentos.

A alopecia pode ser revertida?

Depende do tipo. Existem diversos tipos de alopecia, e nem todas foram relatadas neste post. Algumas são reversíveis, mas outras afetam o couro cabeludo de tal forma que impedem a produção de novos fios pelos folículos pilosos.

Entendeu o que é alopecia? Como visto, a mais comum, conhecida como calvície, é a alopecia androgenética. Entenda mais sobre o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *