Quando uma cliente vai a um salão, uma das horas mais esperadas é a limpeza capilar. Para deixar o momento mais agradável, é comum que a profissional responsável faça uma boa massagem no cabelo. Mas além de relaxar, será que o procedimento faz bem ao couro cabeludo?
Um momento de relaxamento pode trazer muitos benefícios à saúde. Então, por que não estendê-los à região capilar? Veja como fazer massagem no cabelo:
Massagem no cabelo: para que serve?
Você sabia que pode fazer a automassagem até mesmo durante o banho? Sim: a massagem capilar é uma grande aliada durante a limpeza do couro cabeludo.
Ela é a forma ideal de lavar os fios, já que evita que o indivíduo use as unhas para remover a sujeira, o que só machuca a região. Além disso, a movimentação ajuda a ativar a circulação sanguínea — o sangue é o responsável por nutrir os folículos capilares. E, como você pode imaginar, folículos capilares nutridos proporcionam cabelos mais nutridos e saudáveis.
Como fazer a massagem no cabelo durante o banho? É só lavar os fios com os dedos bem leves e em movimentos circulares.
Estresse e ansiedade
Muita gente ama um cafuné. Então, é só imaginar que a massagem no cabelo é um cafuné em si mesmo, mas feito com mais firmeza. Além de proporcionar fios maiores e mais saudáveis, ela também ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade — dois males muito comuns na atualidade.
Picos de estresse podem causar queda de cabelo e diminuição na produção de fios. Momentos de relaxamento evitam esse processo.
Como fazer massagem no cabelo fora do banho?
A massagem capilar não se resume ao banho. Aliás, fora dele é possível fazer de maneira mais completa. Mas o ideal é que você faça antes de ir para o banho, já que a movimentação no couro cabeludo seco pode estimular a oleosidade.
Veja o passo a passo:
- com as pontas dos dedos, pressione o couro cabeludo começando pela nuca e indo em direção à testa;
- apoie as mãos abertas sobre a cabeça e pressione;
- realize movimentos circulares, como se estivesse “desgrudando” a pele do crânio. Esse movimento pode ser feito tanto com as palmas quanto com os dedos. Faça em todo o couro cabeludo;
- repita os movimentos continuamente por pelo menos 5 minutos;
- estenda os movimentos para a região da face. Mas em vez de usar as palmas, pressione levemente com as pontas dos dedos na região entre o queixo e as têmporas.
Pronto para começar a fazer massagem no cabelo? Ela é uma grande aliada para o bom crescimento dos fios. No entanto, mesmo com esse cuidado, alguns hábitos da sua rotina podem acabar com a saúde capilar. Conheça esses vilões!