Implante capilar: o que esperar da cirurgia

A busca pela autoestima é inerente a todas as pessoas. O bem estar físico e mental deixou de ser uma preocupação exclusiva da maioria das mulheres. Hoje, os homens também procuram realizar seus sonhos e desejos relacionados à beleza. Por isso, o implante capilar, ou transplante capilar, tem ganhado cada vez mais adeptos.

Para se ter uma ideia da dimensão da procura, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a cada 2 minutos um homem faz cirurgia deste tipo no país. É um número crescente que demonstra, também, o quanto o Brasil tem se especializado no procedimento. 

Neste artigo, falaremos um pouco mais da relação entre cabelo e autoestima, os importantes passos para um procedimento bem sucedido e o que os homens que se submetem a essa cirurgia podem esperar como resultado. Ficou curioso? Então não deixe de ler!

A relação entre implante capilar e autoestima

Por muitos anos, os homens que apresentavam e que se incomodavam com a calvície precisavam aprender a conviver com o problema, já que, naquela época, não havia métodos capazes de reverter a situação. 

Com o avanço da medicina e da tecnologia, no entanto, o que antes parecia impossível acabou se tornando recorrente. Hoje, os homens que sofrem com esse mal e que se sentem incomodados pela condição, não medem esforços para terem as madeixas e a autoestima de volta.

Considerado por muitos como a moldura do rosto, o cabelo entrou para o hall de cuidados essenciais tanto para as mulheres como para os homens. E a saúde dos fios impacta e muito no bem estar da maioria.

Segundo estudos, a calvície pode provocar abalos emocionais graves, levando a quadros de ansiedade, estresse e depressão. 

Por isso, o transplante capilar é visto como um divisor de águas na vida de muitos dos homens que enfrentam o problema. O procedimento é o único capaz de reverter de fato a calvície já instalada, além de ser uma cirurgia relativamente simples e pouco invasiva.

Os passos para um procedimento bem sucedido 

Todo e qualquer procedimento cirúrgico, ainda que simples, requer cuidados antes e depois para que o resultado seja o esperado tanto pelo cirurgião quanto pelo paciente. Com o transplante capilar não seria diferente.

O primeiro passo para quem deseja se submeter ao transplante é pesquisar tudo sobre o assunto. Informação abre portas e quebra muitos paradigmas. Por isso, leia artigos relacionados ao tema, acesse pessoas que passaram pelo procedimento e ouça as experiências de cada uma, pesquise a reputação de clínicas e cirurgiões e fique por dentro das práticas do procedimento.

Com essas informações em mãos, marque uma consulta e tire suas principais dúvidas com o especialista. Este é um momento muito importante para estabelecer confiança entre médico e paciente e ter contato mais de perto com o procedimento.

Se a decisão de realizar a cirurgia for tomada, não esqueça o quanto uma boa alimentação e hábitos saudáveis terão grande influência no seu processo de recuperação. Por isso, adote boas práticas desde cedo. 

Resultados: o que esperar do implante capilar?

Após o transplante capilar, existem algumas fases para que o cabelo volte a crescer e atinja o resultado esperado. No geral, os primeiros resultados podem ser vistos a partir do terceiro mês. Mas o processo completo ocorre até um ano depois. 

Isso porque, após a cirurgia e a total recuperação, os primeiros fios de cabelo vão cair. Esse processo é esperado e natural. No lugar desses fios, novos nascerão, mais fortes e saudáveis.

Esse crescimento é gradual, considerando o ciclo de vida do cabelo. Por isso, espera-se que somente 12 meses depois o resultado efetivo da cirurgia seja visto.

Mas fica um alerta: os cuidados posteriores com os cabelos são fundamentais para manter a saúde dos fios. Lavar e secar corretamente, alimentar-se bem e cuidar do emocional são fatores que garantirão que quedas incomuns não ocorram. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *