Evitar calvície masculina: é possível retardar a chegada da alopecia?

Se você tem algum parente careca, provavelmente já se perguntou se é possível evitar calvície masculina. Afinal, a maioria dos homens não deseja perder todos os fios do couro cabeludo. O problema é que, se você não correr ao notar os primeiros sinais, é provável que isso aconteça.

Mas o que fazer para evitar calvície masculina? É possível fazer com que os fios voltem a crescer? Qual o tratamento mais eficaz? Confira:

O que é calvície masculina?

Embora os diferentes tipos de alopecia possam acontecer nos homens, a chamada “calvície masculina” é a androgenética. Ela recebe esse nome por estar intimamente ligada ao andrógenos, por isso também chamada de alopecia dependente de andrógeno. Outro nome dado é alopecia hereditária, por ser uma disfunção genética facilmente passada de pai para filho.

Essa disfunção genética provoca uma hipersensibilidade dos folículos capilares ao hormônio di-hidrotestosterona (DHT), a variação mais potente da testosterona. O DHT se liga a receptores próprios que ficam no folículo piloso. Este, por sua vez, acaba sendo afetado e modificando o ciclo dos fios, em um processo chamado de miniaturização. Resumindo: ele diminui e produz fios cada vez mais finos, curtos e sem pigmento, até que fiquem tão finos a ponto de desaparecer.

É possível evitar calvície masculina?

Evitar que ela dê seus primeiros sinais não é possível, mas controlar o seu aparecimento, sim. Isso porque só é possível perceber a chegada da calvície quando os fios começam a afinar. Por ser uma disfunção genética, não tem cura ou prevenção, mas isso não significa que o indivíduo vá ficar careca — é preciso, no entanto, seguir o tratamento.

O tratamento retarda o aparecimento da calvície. Isso significa que é possível que o indivíduo sofra com a rarefação mesmo que siga o protocolo recomendado. No entanto, o uso de finasterida costuma trazer resultados muito eficazes para a população masculina.

Se você notou esse problema, o mais correto a fazer é ir ao dermatologista ou tricologista para ter certeza de que o problema é a alopecia androgenética. Com isso, você tem um diagnóstico precoce e já começa a tratá-la antes que o cabelo comece a desaparecer.

Como evitar que a calvície masculina avance?

Conheça alguns tratamentos para retardar o aparecimento da calvície:

Minoxidil

É um medicamento hidroalcoólico e vasodilatador de uso tópico, que deve ser aplicado nas regiões do couro cabeludo já rarefeitas. Ele alarga o folículo capilar, fazendo o pelo nascer mais grosso, forte, em maior quantidade e mais bem distribuído pela cabeça.

Finasterida

A finasterida é um medicamento de uso oral que evita a produção da enzima 5-alfa-redutase, responsável por transformar a testosterona em DHT. É mais eficaz na perda dos cabelos do topo da cabeça e frontal superior, ou seja, nas áreas em que o problema se manifesta com mais rapidez.

O problema é que o medicamento pode promover o crescimento contínuo dos pelos do corpo, além de diminuir a libido e causar disfunção erétil em usuários. 

Transplante capilar

Quando os fios já deixaram algumas áreas rarefeitas, a melhor solução é o transplante capilar. Ele consiste na retirada de uma parte saudável do couro cabeludo para o reimplante numa região calva. Os métodos mais conhecidos são:

  • FUT: o cirurgião retira um retalho da região doadora do couro cabeludo e a reimplanta na área calva. Ela não exige a raspagem dos fios mas deixa uma cicatriz, que é coberta pelos fios quando começam a crescer. No entanto, é uma ótima escolha para regiões muito calvas;
  • FUE: o cirurgião retira unidades capilares (cada uma com 4 fios, em média) da unidade doadora sadia e as reimplanta na parte calva. Ela não deixa cicatrizes, nem a raspagem dos fios. Hoje, pode ser usada com a body hair, técnica em que são utilizados fios do corpo todo para o transplante.

Como visto, não é possível evitar a calvície masculina, mas sim retardá-la. E se você já percebeu os primeiros sinais e deseja um tratamento realmente eficaz, confira o guia completo sobre transplante que a Favano preparou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *