Couro cabeludo: qual o aspecto após o transplante capilar?

O transplante capilar retira e reimplanta unidades capilares já presentes no couro cabeludo. Se não forem utilizados pelos de outras partes do corpo, numa técnica chamada body hair, todo o procedimento é feito na cabeça. Portanto, é normal que fiquem algumas marcas. Mas como fica o aspecto depois da cirurgia?

Para quem deseja fazer transplante capilar, é essencial saber como serão as fases após o transplante. Neste post, você vai saber mais sobre como fica o couro cabeludo depois da cirurgia até o resultado desejado:

Como fica o couro cabeludo após o transplante capilar?

Primeira semana

A primeira semana é a de cicatrização. É por isso que você deve voltar à clínica no dia seguinte à cirurgia para lavar o couro cabeludo. Dependendo do tipo de técnica e dos locais onde serão retirados e reimplantados, o couro cabeludo estará raspado por completo.

As mãos precisam estar lavadas sempre que o indivíduo for tocar o couro cabeludo. Além disso, reserve uma toalha somente para secar a cabeça — também para evitar contaminação.

É nesse período que também aparecem os primeiros fios. Mas não se assuste: eles vão cair no primeiro mês.

Cicatrização

As cicatrizes no couro cabeludo são bem discretas, mas estarão mais visíveis no primeiro dia. Na técnica FUT, ela terá uma forma de linha suturada que, dependendo do local e do comprimento do seu cabelo, ficará disfarçada. Já a FUE pode exigir a raspagem total.

Outra característica da FUE é a quantidade de “furinhos” realçados que ela deixa na cabeça: as cicatrizes são puntiformes e formam crostas, que caem em 10 dias.  Por isso, você pode usar um chapéu ou boné para disfarçar e proteger o couro cabeludo da luz solar.

Primeiro ao terceiro mês

O primeiro mês é um dos mais difíceis para quem passou pelo transplante. Isso porque, como dito, os fios transplantados caem. Nesse período, aliás, os fios transplantados estão em crescimento máximo, porém subcutâneo, consequentemente imperceptível aos olhos do paciente. 

Outro fator importante é que, mesmo que os folículos estejam em pleno funcionamento, não há mais sinais de que houve um transplante capilar na região — no máximo, haverá uma vermelhidão que sumirá com o tempo. Mas não é necessário se preocupar: os fios estão crescendo e o resultado será perceptível em alguns meses.

Sexto ao nono mês

No sexto mês, o cabelo finalmente está surgindo com tudo — mais de 50% dos fios já cresceram. Já no nono, quase todos estão visíveis e o preenchimento da calvície já foi quase plenamente alcançado.

Um ano

É no primeiro ano que você tem o resultado final do procedimento capilar. Todos os folículos produziram fios e o couro cabeludo está com todas as regiões transplantadas cobertas. 

Muitos pacientes ficam tão satisfeitos com o resultado que desejam outro procedimento — por exemplo: quem cobriu as entradas agora deseja preencher a coroa. É só a partir do primeiro ano que essa avaliação cirúrgica pode ser cogitada.

Entendeu como o couro cabeludo reage à cirurgia? Então, se você está interessado em passar pelo procedimento, descubra agora quanto custa o transplante capilar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *