Autoestima e o cabelo: Entenda a relação

O cabelo é um dos itens que interferem diretamente nas características físicas de homens e mulheres. Não importa se ele é longo, curto, cacheado, liso, preto ou loiro, o cabelo é a moldura do rosto. Certamente, quando algo está errado com os fios, a vaidade é afetada e consequentemente a autoestima também.

Autoestima afetada

O impacto dos cabelos na autoestima é muito grande e as madeixas têm muita importância na aparência. Afinal, até mesmo um corte de cabelo mal feito é capaz de influenciar diretamente na autoconfiança da pessoa.

O cabelo está relacionado à beleza e faz parte da identidade de homens e mulheres. Aliás, ele pode estar ligado até ao poder de sensualidade e influenciar diretamente na individualidade de cada um. Portanto, é um dos principais motivos para fazer com que você se sinta bem ou mal com sua aparência.

A mulher e o cabelo

Não é à toa que, principalmente as mulheres, perdem horas no salão de beleza para cuidar dos fios. Aliás, elas também investem e muito em tratamentos como alisamento, hidratação, botox capilar, selagem, cauterização, entre muitos outros procedimentos que visam deixar as madeixas mais bonitas e saudáveis.

O cabelo pode ser uma ferramenta de empoderamento, fazendo com que a mulher se sinta mais poderosa. Entretanto, ele também pode acabar com a autoestima e até se transformar em um problema psicológico mais grave.

Uma pesquisa publicada pela Svenson revelou que 82% das pessoas entrevistadas afirmaram que tem influência emocional quando há algum problema capilar. Aliás, 75% reconheceram que o cabelo é importante para a autoestima, e é capaz de desencadear até um quadro de ansiedade.

Influência da autoestima nas relações pessoais

A queda de cabelo pode influenciar nas relações sociais. Certamente, é um problema bastante temido tanto por homens quanto por mulheres. Entretanto, os principais causadores do problema podem estar relacionados ao estresse e a má alimentação.

É comum que quem sofre de calvície sinta vergonha de estar em convívio social. Eventualmente, começa a se isolar e com isso vem o estresse, a baixa autoestima, a ansiedade e até mesmo a depressão. Por isso, é muito importante cuidar das madeixas para que a autoconfiança também esteja sempre em dia.

Cuidados com os cabelos

Alguns cuidados podem ser adotados para que seus cabelos se mantenham saudáveis e bonitos, garantindo também que a sua autoestima esteja sempre alta.

Cuidado ao lavar: na hora de lavar as madeixas, dê preferência por produtos destinados ao seu tipo de cabelo. Por outro lado, evite lavar com água muito quente e remova bem o shampoo e condicionador. Se possível prefira água fria, pois ajuda a fechar as cutículas garantindo o aspecto brilhoso e sem frizz.

Corte regularmente: outra forma de manter o cabelo forte e saudável é cortar regularmente. Em resumo, isso evita o aparecimento das pontas duplas. O recomendado é aparar pela menos as pontas a cada três meses.

Hidrate sempre: não se esqueça de fazer hidratação a cada 15 dias. Isso garante a saúde e o brilho dos fios.

Uso protetor solar: assim como a nossa pele, os fios de cabelo também necessitam ser protegidos do sol. A alta exposição aos raios solares pode deixar o cabelo muito seco. Um protetor solar ou chapéu vai ajudar a protegê-los dos raios UV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *